quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os desafios da Educação para psicologia

Os desafios da educação contemporânea não são poucas. Não raro sequer a escola consegue saber das responsabilidades que lhe são atribuídas. Dentre os desafios impostos a escola está o de formar cidadãos, sujeitos sociais, pessoas aptas a estarem em sociedade. Considerando o seu papel na formação de sujeitos sociais, e considerando a teia de violência que se perpetua em nossa sociedade apesar de todos os avanços da técnica, fomos desafiados a intervir no ambiente escolar para, por meio das técnicas da psicologia, amenizar a violência social.
A URI Santo Ângelo, por meio do curso de psicologia abraça o desafio de ensinar, pesquisar e intervir sobre a temática da violência, atendendo o caráter comunitário da qual é incumbida. O curso de psicologia da URI Santo Ângelo desenvolve a prática de intervenção por meio de estágios curricular. Em nosso caso, estamos ligados ao estágio por meio do projeto de Violência e Vulnerabilidade, que tem adotado, nos últimos 3 anos, um enfoque na questão da violência de gênero.
Fomos convidados pela Secretária da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerro Largo, Professora Sandra Freitas, para desenvolver o estágio curricular da temática de Violência e Vulnerabilidade em duas escolas da rede municipal. O desenvolvimento do estágio implica uma avaliação destes locais, uma escuta sobre as formas de manifestação de violência, a elaboração de um plano de trabalho; em seu desenvolvimento não existem padrões universais de intervenção, pois cada contexto necessita de um enfoque especial. E é nisso que se fundamenta o desafio: a escola e suas relações não são uma equação matemática, mas um embate entre gerações que precisa ser entendido...
Por Elias Adams e Nilza Veiga

Estagiários de Psicologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário