quarta-feira, 18 de março de 2015

EDUCAÇÃO POSTURAL

No dia 18 de março foi realizado na Escola Municipal Pe. José Schardong uma palestra sobre EDUCAÇÃO POSTURAL ministrada pelas fisioterapeutas Ingrid Sebastiany e Jaqueline Maciel, para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escola agradece a disponibilidade e também a preocupação com a saúde dos alunos que precisam constantemente retomar esse assunto.





Após a palesta os alunos foram desafiados, na aula de Língua Portuguesa, incentivados pela Professora Luciane Pluta, a escrever um texto relatando o que foi marcante na palestra e também o que tiraram de proveito da fala das fisioterapeutas Ingrid e Jaqueline. 

Parabéns estudantes! É através do exercício da escrita  que aprimoramos cada vez mais nossas ideias.

Postura corporal
Alan Eduardo Krotz Dapper – 8º ano A
         A postura corporal é um assunto muito discutido na atualidade. Isso se deve ao fato que muitas pessoas tem problema nos ossos da coluna.
          As pessoas normalmente ganham os problemas ainda quando jovens, porque elas ficam no computador, carregam mochila muito pesada ou até a carregam do jeito errado.
          Nós somos muito acostumados com as posturas erradas, pois, são elas que deixam nosso corpo aparentemente relaxado, tranquilo e descansado.
           As pessoas, que tiverem esse problema, devem ir a um fisioterapeuta, o quanto antes melhor, porque quanto mais tempo nós esperamos mais os ossos já estarão deslocados do seu lugar normal, depois talvez nem dê para arrumar, porque a coluna é uma parte sensível do nosso corpo.
Além disso, é bom a gente cuidar bem de todos os nossos ossos, pois são eles que protegem os órgãos mais sensíveis do nosso corpo.




Postura Corporal
Haydê Wanessa Konzen Schmidt – 8º ano A
       Muito se tem discutido sobre postura corporal na atualidade. Isso se deve ao fato de que a postura corporal atinge diversas faixas de idades desde os mais novos até os mais antigos.
        A postura corporal influencia na estética, na saúde, na respiração, no aprendizado e muito mais, a má postura pode trazer problemas na coluna, autoestima baixa, como problemas de respiração pelo excesso de retração dos ombros, até problemas estéticos pelo fato de andar torto, ser corcunda, etc..
        Por ter uma boa postura, muitas pessoas adquirem uma melhor forma de viver, sem dores, com uma autoestima muito boa e ainda mais prazer de estar com uma boa estética, não tendo problemas pulmonares e ainda tendo uma renda melhor, pois o aprendizado melhora.
        Portanto, a postura corporal quando tratada ou melhorada cedo melhor, pois ao longo do crescimento se adotadas más posturas o corpo vai crescendo desajeitado. Por isso, cuide da sua postura você também! Lembre-se  cuidando agora você pode evitar problemas no futuro.


Postura Corporal
Carolina Nair Klein – 8º ano A
Uma postura errada pode provocar sérios problemas a nossa saúde. Postura é a posição do corpo.
Nós temos duas curvaturas, uma no pescoço para termos uma visão reta e outra um pouco acima do nosso bumbum. A função da coluna vertebral é sustentação, flexibilidade e proteção. A postura influencia na saúde, na estética e no emocional da pessoa.
Muitas jovens não sabem que um trabalho um pouco pesado ou sentar-se na cadeira repetitivamente de um jeito errado pode ocasionar serias lesões quando adultos.
Há três tipos de curvatura:
·         Escliose : desvio da lateral da coluna.
·         A centuação da Cifose: aumento da curvatura dorsal da coluna.
·         Hiperlodose Lombar: aumento da curvatura lombar da coluna. 
Para termos uma postura reta tem que ser assim: Pescoço alinhado, peito aberto, barriga para dentro, joelhos esticados e pés alinhados ao quadril.

Devemos então sempre nos cuidar para no futuro termos uma coluna reta e saudável e, consequentemente, uma postura boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário