sábado, 4 de julho de 2015

Em Tempos de Redes Sociais


O projeto "Em tempos de Redes Sociais", envolveu  os alunos do 6º ano B da Escola Municipal Pe. José Schardong, permitindo aos alunos descobrir a função social da carta, além de trabalhar a capacidade de produção, compreensão e interpretação.

O gênero carta foi escolhido por envolver emocionalmente os adolescentes, oferecendo a eles oportunidade de escrever para alguém. A professora Valdete Krindges de Língua Portuguesa entrou em contato com a Professora Anelise Tonel da E.E. Pe. Traezel, que prontamente aceitou a proposta.









O projeto ajudou-os a fixar a estrutura padrão, como local, data, saudação, texto, despedida e assinatura. O manuseio de envelopes levou-os a conhecer o significado das palavras “destinatário” e “remetente” e a importância da sigla CEP, também favoreceu o aprendizado do uso correto da letra maiúscula, dos sinais de pontuação e dos parágrafos, também conheceram as características de uma carta social, carta enviada por AR, por sedex, entre outros.

O projeto trabalhou ainda o entendimento dos processos de comunicação, das principais diferenças entre a linguagem formal e informal e a familiarização com regras de ortografia, elementos importantes .

Os alunos do 6º ano  B da E.M. Pe. Schardong escreveram cartas para os alunos do 6º ano, turma 61 da Escola Estadual Pe. Traezel. Os alunos deveriam se apresentar e também  contar um livro que leram nos últimos tempos.

No dia 30 de junho a líder Joana München e a vice-líder Alice Both acompanhados da Professora Valdete Krindges levaram as cartas e explicaram o projeto  para os alunos do 6º ano da Escola Pe. Traezel.





Agora os alunos remetentes das cartas aguardam ansiosamente que seus destinatários respondam o mais breve possível, pois a curiosidade é um fator que foi muito aguçado desenvolvendo esse projeto. Perguntas como: - Será que vão gostar? - Está bom assim professora? - Será que meu destinatário tem facebook?, entre outras, foram constantes enquanto escreviam as cartas.

“Embora a comunicação hoje aconteça muito pelas redes sociais, a carta é um excelente recurso para o professor, pois possibilita aos alunos aprender a ler e escrever com domínio de linguagem.”  (Professora Valdete)






Nenhum comentário:

Postar um comentário