O projeto "Em tempos de Redes Sociais",
envolveu os alunos do 6º ano B da Escola
Municipal Pe. José Schardong, permitindo aos alunos descobrir a função social
da carta, além de trabalhar a capacidade de produção, compreensão e interpretação.
O gênero carta foi
escolhido por envolver emocionalmente os adolescentes, oferecendo a eles
oportunidade de escrever para alguém. A professora Valdete Krindges de Língua
Portuguesa entrou em contato com a Professora Anelise Tonel da E.E. Pe.
Traezel, que prontamente aceitou a proposta.
O projeto ajudou-os a
fixar a estrutura padrão, como local, data, saudação, texto, despedida e
assinatura. O manuseio de envelopes levou-os a conhecer o significado das
palavras “destinatário” e “remetente” e a importância da sigla CEP,
também favoreceu o aprendizado do uso correto da letra maiúscula, dos sinais de
pontuação e dos parágrafos, também conheceram as características de uma carta
social, carta enviada por AR, por sedex, entre outros.
O projeto trabalhou
ainda o entendimento dos processos de comunicação, das principais diferenças
entre a linguagem formal e informal e a familiarização com regras de
ortografia, elementos importantes .
Os alunos do 6º ano B da E.M. Pe. Schardong escreveram cartas para
os alunos do 6º ano, turma 61 da Escola Estadual Pe. Traezel. Os alunos deveriam
se apresentar e também contar um livro
que leram nos últimos tempos.
No dia 30 de junho a
líder Joana München e a vice-líder Alice Both acompanhados da Professora
Valdete Krindges levaram as cartas e explicaram o projeto para os alunos do 6º ano da Escola Pe.
Traezel.
Agora os alunos
remetentes das cartas aguardam ansiosamente que seus destinatários respondam o
mais breve possível, pois a curiosidade é um fator que foi muito aguçado
desenvolvendo esse projeto. Perguntas como: - Será que vão gostar? - Está bom assim professora? - Será que meu destinatário tem facebook?, entre outras, foram constantes enquanto escreviam as
cartas.
“Embora
a comunicação hoje aconteça muito pelas redes sociais, a carta é um excelente
recurso para o professor, pois possibilita aos alunos aprender a ler e escrever
com domínio de linguagem.” (Professora Valdete)
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