segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MONITORES DE ESCOLAS


A tarefa de mediar a construção do conhecimento e de promover a formação integral do aluno é um grande desafio, e se torna mais prazerosa e exitosa quando conseguimos tocar a mente e o coração do nosso educando.
Pensando nessa formação integral, foi oportunizado aos profissionais da educação das rede municipal, estadual e particular, no dia 18 de fevereiro, na Sede da AMM, um momento de reflexão sobre o maior presente que recebemos de Deus que é a VIDA, tema esse desenvolvido pelo Padre Flávio Stoelben.
Em seguida a professora Dra. Neusa Scheid da URI de Santo Ângelo, desenvolveu o tema “A vivência da cidadania na escola: desafios do profissional da educação”, refletindo sobre a importância da cidadania responsável no presente, a importância que os profissionais da educação possuem junto aos alunos, pois o seu discurso só terá valor se acompanhado da prática. Também  explanou sobre a Metodologia IBSE -   7 Es. Esses 7 Es são oriundos de palavras inglesas que traduzidas são: envolvimento, exploração, explicação, partilha, ampliação, ativismo e avaliação.
O professor Arnaldo Nogaro da URI de Erechim explanou sobre o assunto “Neurociência e Educação”. A importância dos profissionais da educação conhecerem o funcionamento do sistema nervoso, pois nossa mente é muito complexa. Conhecendo o funcionamento o profissional tem mais clareza em perceber as reações emocionais e de aprendizagem dos alunos.
Também durante o dia teve uma belíssima apresentação musical com o músico Renato Gottardo, uma dinâmica de grupo e alongamento coordenados pelos professores de Educação Física Valquíria Backes e Paulo Kober e também uma apresentação do grupo Arte e Sonho que apresentou uma esquete sobre a vida dos professores.

                     






















Nenhum comentário:

Postar um comentário