quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cotidiano da Educação Infantil: espaço acolhedor de emancipação das crianças

As professoras da E.M.E.I. Bem-me-quer Priscila Padilha e Nilsa Rudek fazem parte da Especialização de Educação Infantil, na qual participam de vários Seminários e encontros, ainda em andamento, todos preocupados no bom atendimento e no cotidiano da Educação Infantil, um espaço acolhedor de emancipação das crianças.

Precisamos abrir espaços para deixar aparecerem as diferenças, as necessidades, as individualidades, a desordem, a provisoriedade, a criatividade, as múltiplas linguagens que constituem o modo de viver das crianças. Pensar a Educação Infantil como espaço acolhedor de emancipação exige a recusa das práticas reguladoras, homogêneas, universalizantes e impessoais. Para tanto, faz-se necessário buscar nas crianças, nas suas práticas, nos seus modos de ser, a possibilidade de construção de novos tempos e espaços, nos quais elas sejam respeitadas e que possam viver como crianças. (Rosa Batista – 1999)

Cada vez mais é discutida a importância de repensar no foco do trabalho pedagógico nas instituições de Ed. Infantil, que geralmente tem sido centrado muito mais na prática dos adultos do que nas práticas das crianças.

Refletir como estou recebendo as crianças, se faço o meu planejamento diário, como estou organizando os ambientes junto aos espaços e tempos, se os materiais e brinquedos estão ao alcance das crianças, é de fundamental importância. É urgente e necessário buscar a voz das crianças pequenas sobre sua vida vivida no contexto das instituições de Ed. Infantil.


“O que se percebe é que na prática cristalizada nas instituições, a de propor a todas as crianças uma única proposta para ser realizada no mesmo tempo e no mesmo lugar, não condiz com as diferentes formas de ser e viver das crianças no mundo.” (Escritora Rosa Batista – 1999)

 Aulas práticas e dinâmicas na Especialização da Educação Infantil

 Confecção de material e ideias

 Confecção de material e ideias

Trocas de experiências

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