Cotidiano
da Educação Infantil: espaço acolhedor de emancipação das crianças
As
professoras da E.M.E.I. Bem-me-quer Priscila Padilha e Nilsa Rudek fazem parte
da Especialização de Educação Infantil, na qual participam de vários Seminários
e encontros, ainda em andamento, todos preocupados no bom atendimento e no
cotidiano da Educação Infantil, um espaço acolhedor de emancipação das crianças.
Precisamos
abrir espaços para deixar aparecerem as diferenças, as necessidades, as
individualidades, a desordem, a provisoriedade, a criatividade, as múltiplas
linguagens que constituem o modo de viver das crianças. Pensar a Educação
Infantil como espaço acolhedor de emancipação exige a recusa das práticas
reguladoras, homogêneas, universalizantes e impessoais. Para tanto, faz-se
necessário buscar nas crianças, nas suas práticas, nos seus modos de ser, a
possibilidade de construção de novos tempos e espaços, nos quais elas sejam
respeitadas e que possam viver como crianças. (Rosa Batista – 1999)
Cada
vez mais é discutida a importância de repensar no foco do trabalho pedagógico
nas instituições de Ed. Infantil, que geralmente tem sido centrado muito mais
na prática dos adultos do que nas práticas das crianças.
Refletir
como estou recebendo as crianças, se faço o meu planejamento diário, como estou
organizando os ambientes junto aos espaços e tempos, se os materiais e
brinquedos estão ao alcance das crianças, é de fundamental importância. É
urgente e necessário buscar a voz das crianças pequenas sobre sua vida vivida
no contexto das instituições de Ed. Infantil.
“O
que se percebe é que na prática cristalizada nas instituições, a de propor a
todas as crianças uma única proposta para ser realizada no mesmo tempo e no
mesmo lugar, não condiz com as diferentes formas de ser e viver das crianças no
mundo.” (Escritora Rosa Batista – 1999)
Aulas práticas e dinâmicas na Especialização da Educação Infantil
Confecção de material e ideias
Confecção de material e ideias
Trocas de experiências
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