quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PROJETO SACOLA VIAJANTE
O projeto “Sacola Viajante” do Berçário 2ª (crianças de 01 a 02 anos), da EMEI Ir. Ambrósio, coordenado pela professora Júlia, visa reconhecer a importância da leitura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Pedroso aponta que:
A leitura constitui um dos meios importantes para formação de uma sociedade consciente e para a realização pessoal, sendo importante uma relação família – escola para viabilizar, por exemplo, espaços para que a criança se motive às leituras antes mesmo do início de sua alfabetização, eis crianças que têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, daí as dificuldades no seu processo de aprendizagem. (PEDROSO, 2012, p.44)
A proposta era desafiar os pais a contar histórias para seu filho (a), para tanto, foi disponibilizado 5 livros ilustrativos que envolviam assuntos diversos referentes a animais, boas maneiras, higiene, sentimentos e atos. Foi indicado aos pais que pedissem a opinião da criança na hora da escolha do livro, pois a opinião e interesse dos alunos é muito válida. A sacola viajante poderia ficar cinco dias em cada casa, para que fosse lido um livro por dia. O momento da leitura foi registrado pelas famílias por fotografias e enviado para a escola.


PEDROSO, Janice Z. Martins. A importância do incentivo à leitura no processo de ensino-aprendizagem.In: XII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO. Jacarezinho, 2012.






Nenhum comentário:

Postar um comentário