sexta-feira, 27 de junho de 2014

III Seminário de Diversidade Cultural
         Como não citar Boaventura de Souza Santos: “Lutar pela igualdade sempre que a diferença nos descaracteriza.” Vivemos um País multicultural, vivenciamos várias culturas numa mesma localidade, seja em nossa cidade ou em nossa pátria. Nossa luta também é para que possamos viver este tempo sem preconceito ou discriminação. Somos levados por este intuito, para apostarmos, cooperarmos na realização do III Seminário de Diversidade Cultural. Entendemos a importância deste tema e a necessidade de ser trabalhado efetivamente em todos os espaços.
         A SMEC em parceria com a UFFS recebeu no dia 26 de Junho de 2014, no auditório da Unidade Seminário da UFFS – Campus Cerro Largo, o cineasta e cacique, Ariel Ortega, que desenvolveu um tema de tamanha importância: “Território, Saúde e Educação na concepção do Povo Mbyá-Guarani”.
A sociedade Guarani, ainda hoje, se estrutura em torno da liderança dos anciões, líderes espirituais e profetas, ‘senhores das belas palavras’, sabedores dos cantos e danças cujo sentido, decifrado, não faz mais do que indicar à tribo a direção do lugar buscado.
A vida comunitária e a espiritualidade ocupam o centro da cultura Guarani.  Através da tradição oral o conhecimento é passado de uma geração a outra ao longo do tempo.  Apesar da aparente assimilação de outras culturas, é perceptível a perenidade e a coesão dos conhecimentos ancestrais e a forma como estes são determinantes, ainda hoje, na identificação de uma forma de compreender a realidade e estabelecer um modo de vida tipicamente guarani.








Nenhum comentário:

Postar um comentário