quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

E. M. Pe. José de Anchieta pratica o ato de ler na escola como uma ação de encantar

O desenvolvimento do trabalho com leitura na E. M. Pe. José de Anchieta tem por objetivo salientar a importância da “Hora do conto” para a formação dos futuros leitores, acreditando ser a “contação de histórias” uma forma de incentivo para o desenvolvimento do gosto da leitura.

Objetiva-se demonstrar a importância do conto, pois quem ouve histórias desenvolve capacidades como o entendimento e compreensão e, com certeza, tornar-se-á um leitor crítico.

A “contação de histórias” nesta escola atende crianças do 4º e 5º ano nas 2ª feiras pelo professor Frederico Wille e nas quartas-feiras são atendidos os alunos da Educação Infantil Nível A até o 3º ano pela professora Clair Heck.  

O acesso à leitura propicia aos alunos o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do aprimoramento da leitura e da escrita, abrindo horizontes para novas descobertas. Além disso, os professores procuram envolver na contação de histórias os vários gêneros literários dos mais diversos autores da literatura.

A comunicação literária forma, através das histórias, o gosto pela leitura, em especial na “hora do conto”, o despertar de leitores que o fazem por prazer e não por obrigação.
Além disso, os alunos da Ed. Inf. do Nível A até o 5º ano desenvolvem habilidades teatrais com a professora Fabíola Dias trabalhando os diversos gêneros teatrais e em especial o encantamento pelas Fábulas.

Neste ano, também foi proporcionado aos alunos uma peça teatral em Língua Alemã com a professora Lourdes Konzen. Este trabalho desenvolve a expressão corporal, a dicção, a desinibição e o aprimoramento na comunicação nesta língua, bem como o gosto pela mesma.

Esta peça teatral “Schneewittchen und die sieben Zwerge” será apresentada na cidade Cerro Largo, no dia 03 de dezembro, para os alunos do Curso de Língua Alemã do Instituto Cultural Brasileiro Alemão, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.











Nenhum comentário:

Postar um comentário