segunda-feira, 4 de julho de 2016


Desafiados pela equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, estudantes de Cerro Largo engajaram-se em ações de intercooperação que culminaram, nesta sexta-feira (01/07), com uma programação especial. Atividades cooperativas foram realizadas nas escolas municipais de Ensino Fundamental Dom Pedro II, da Linha Santo Antônio, e Padre José Schardong, no bairro São João, às vésperas do Dia Internacional do Cooperativismo, neste ano comemorado na próxima segunda-feira(04/07). 
Em um primeiro momento, estudantes dos 7º e 8º anos da escola Dom Pedro II - que surgiu há 110 anos, resultado da intercooperação e da iniciativa da comunidade - interagiram em uma dinâmica em que parte do grupo agiu cooperadamente e os demais individualmente. O resultado reforçou a importância da ação coletiva e compartilhada. "Quem trabalha em cooperação obtém resultados melhores do que os que agem individualmente", observou o estudante do 7º ano, Alisson Damke. 
Ao final da atividade, o coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat, apresentou um breve resgate histórico do cooperativismo na região e reforçou o reconhecimento aos estudantes que atenderam aos dois desafios lançados pela Emater/RS-Ascar: arrecadação de agasalhos para doação e desenvolvimento de artes que expressam o cooperativismo.
Ao chegar à escola João Schardong logo percebeu-se que o cooperativismo é tema presente no ambiente escolar. Já na entrada há um varal artístico com 40 expressões de estudantes sobre o cooperativismo. Além disso, também atenderam ao desafio de engajamento na Campanha do Agasalho. 
As atividades, com estudantes dos 8º e 9º anos, iniciaram-se com uma saudação do diretor João Donel, que reforçou a importância da reflexão e envolvimento com o tema. Na sequência, os integrantes da Unidade de Cooperativismo, Marcos Servat e Eliane Schmidt, conduziram a dinâmica que remeteu à reflexão sobre ajuda mútua, diálogo, convívio, união, respeito e comprometimento.
Já a orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lurdes Hartmann de Almeida, destacou a importância desta atividade de sensibilização, lembrando aos estudantes que "é importante o diálogo e a interação para, sob um mesmo olhar, dar os passos em conjunto, sentindo-se parte e comprometido com a realidade. Cada um deve compreender a importância de desempenhar seu papel para que a cooperação exista em todos os momentos, seja na escola, em casa ou na comunidade e, assim, poder colher seus frutos". 

Vocação cooperativista
O extensionista da Emater/RS-Ascar, Breno Ely, reitera que a vocação cooperativista faz parte da história e do cotidiano da comunidade de Cerro Largo. "As famílias rurais estão todas, de alguma forma, vinculadas a algum tipo de sistema cooperativista, seja de crédito, produção, serviços ou do setoragropecuário".
Essa vocação remonta há 42 anos antes da emancipação de Cerro Largo, quando em 1913, a Colônia Serro Azul, à época distrito de São Luiz Gonzaga, dava os primeiros passos em um sistema de crédito cooperativo. A partir disso, diversas outras ações foram desencadeadas, sendo, por isso, o Dia Internacional do Cooperativismo, motivo de celebração. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário