quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dica de material

Filme 12 Anos de Escravidão 


Solomon Northup foi um pai de família dedicado e músico talentoso. Era letrado, inteligente acima da média e espirituoso como poucos. Ele também foi escravo, mesmo tendo nascido livre no norte dos Estados Unidos, mais exatamente na capital Washington.

A história de "12 Anos de Escravidão" veio do próprio punho de Solomon. Seu livro, "12 Years a Slave", é um relato brutal e verídico do período em que foi sequestrado e posto à trabalhar em plantações no estado da Louisiana, em regime de escravidão, junto com muitos outros negros sulistas. 

No período, as diferentes linhas de raciocínio entre o Norte e Sul dos EUA em relação a escravidão - motivação propulsora da Guerra Civil Americana, tecnicamente se encontravam em uma bifurcação problemática. Existiam os negros livres no Norte, enquanto no Sul os mesmos ainda eram propriedade. Devido a falta de voz e direitos irrisórios dos livres, esse mórbido esquema de sequestro se tornou um artifício a ser efetuado com frequência. No final, dificilmente um escravo conseguiria provar que era um homem livre, ainda mais se estivesse preso no Sul. Ele seria taxado apenas como um negro fujão. Ele seria nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário