Uma semana de muitos
conhecimentos com temas diversificados foi vivenciada pelas professoras da Rede
Municipal de Educação do município de Cerro Largo, Bernadete Scheid, Patricia
Junges de Lima e Regina Bolzan Scherer. As mesmas estiveram participando do
VIII Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores do Polo de Santo
Ângelo que teve como tema principal EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE.
Os temas discutidos e apresentados no seminário
trataram de diversos assuntos tais como: A contribuição da Neurociência para o
Ensino Aprendizagem; As questões
relacionadas a Arte Terapia na escola inclusiva; As questões da História, Educação e Cultura
Indígena ; A Educação no Campo e a Inclusão; O papel dos pais e dos educadores
frente as diversidades e como deve acontecer as intervenções preventivas
frente as questões da Indisciplina e do
Comportamento Agressivo nas Escolas.
Agradecemos a secretária de
Educação que nos proporcionou a oportunidade de repensar nossa prática
pedagógica e de levar pra vida vários
conhecimentos relacionados principalmente à inclusão e a diversidade, pois cabe
a nós educadores auxiliar as crianças a terem mais consciência de si e
ajudá-las a aprender suas funções na sociedade. Cabe a nós professores investir
na proposta de diversificação de conteúdos e práticas que visem melhorar a
qualidade de vida, a construção do conhecimento e as relações entre professores
e alunos.
Cabe-nos ainda
Registrar alguns fragmentos das palestras:
" Eu posso ser o que você é, sem nunca deixar de ser quem eu sou."
AZELENE KAINGANG
"Os
alunos precisam ser aprovados pelas conquistas apresentadas e não pelos
objetivos exigidos pelo nível da "NORMALIDADE".
" OS ALUNOS
ATUALMENTE TECLAM MUITO BEM, MAS ESCREVEM MUITO MAL."
"O
PROFESSOR PRECISA VENDER A ILUSÃO DE QUE TODOS PODEM APRENDER. POR ISSO
PRECISAM CUIDAR DE SUA SAÚDE, DE SUA AUTO-ESTIMA, DE SUA AUTO-IMAGEM."
"A
Escola precisa SUPRIR CARÊNCIAS que deveriam ter sido construídas na família.
Por isso há um atraso na aprendizagem dos alunos. Os alunos estão chegando a
escola debilitados, com valores deturpados e cabe ao professor suprir as
necessidades e tentar formar um SUJEITO."
"Geralmente
o PROFESSOR só percebe que está DOENTE quando encontra-se PROSTRADO. Isso
porque ele tem mania de achar que é SUPER HERÓI."
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