sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Professoras da rede municipal participam de seminário sobre inclusão e diversidade

Uma semana de muitos conhecimentos com temas diversificados foi vivenciada pelas professoras da Rede Municipal de Educação do município de Cerro Largo, Bernadete Scheid, Patricia Junges de Lima e Regina Bolzan Scherer. As mesmas estiveram participando do VIII Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores do Polo de Santo Ângelo que teve como tema principal EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE.  

Os temas discutidos e apresentados no seminário trataram de diversos assuntos tais como: A contribuição da Neurociência para o Ensino Aprendizagem;  As questões relacionadas a Arte Terapia na escola inclusiva;  As questões da História, Educação e Cultura Indígena ; A Educação no Campo e a Inclusão; O papel dos pais e dos educadores frente as diversidades e como deve acontecer as intervenções preventivas frente  as questões da Indisciplina e do Comportamento Agressivo nas Escolas.

Agradecemos a secretária de Educação que nos proporcionou a oportunidade de repensar nossa prática pedagógica e de levar pra vida vários conhecimentos relacionados principalmente à inclusão e a diversidade, pois cabe a nós educadores auxiliar as crianças a terem mais consciência de si e ajudá-las a aprender suas funções na sociedade. Cabe a nós professores investir na proposta de diversificação de conteúdos e práticas que visem melhorar a qualidade de vida, a construção do conhecimento e as relações entre professores e alunos.

Cabe-nos ainda  Registrar alguns fragmentos das palestras:



" Eu posso ser o que você é, sem nunca deixar de ser quem eu sou."

AZELENE KAINGANG

"Os alunos precisam ser aprovados pelas conquistas apresentadas e não pelos objetivos exigidos pelo nível da "NORMALIDADE".
" OS ALUNOS ATUALMENTE TECLAM MUITO BEM, MAS ESCREVEM MUITO MAL."
"O PROFESSOR PRECISA VENDER A ILUSÃO DE QUE TODOS PODEM APRENDER. POR ISSO PRECISAM CUIDAR DE SUA SAÚDE, DE SUA AUTO-ESTIMA, DE SUA AUTO-IMAGEM."
"A Escola precisa SUPRIR CARÊNCIAS que deveriam ter sido construídas na família. Por isso há um atraso na aprendizagem dos alunos. Os alunos estão chegando a escola debilitados, com valores deturpados e cabe ao professor suprir as necessidades e tentar formar um SUJEITO."
"Geralmente o PROFESSOR só percebe que está DOENTE quando encontra-se PROSTRADO. Isso porque ele tem mania de achar que é SUPER HERÓI."






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