quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DOCÊNCIA COLABORATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE

Aconteceu, nos dias 06 a 08 de novembro, na UFRGS em Porto Alegre, o programa Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade:  Seminário Internacional Prodocência UFRGS; Colóquio Nacional PIBID UFRGS e Seminário Institucional do PIBID UFRGS.

A programação do evento foi elaborada para que a participação de professores, pesquisadores e alunos possa ser uma experiência significativa à sua atividade, vindo a repercutir em seu cotidiano educativo, na escola ou na universidade.

A ênfase temática na interdisciplinaridade e também na docência colaborativa decorreu em todos os momentos programados para o evento.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus de Cerro Largo esteve representado através do Curso de Letras, com participação especial dos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, acompanhados dos professores Coordenadores do PIBID Letras da UFFS, professor Demétrio Alves Paz e Professora Cleuza Pelá e também das supervisoras do PIBID da Escola Municipal Pe. José Schardong, professora Valdete Krindges e da Escola Estadual Sargento Sílvio Hollenbach,  professora Silvana Klein.

Foram três dias de grande significação, pois, além das palestras, teve momentos de rodas de conversas com alunos Pibidianos, os quais fizeram relatos de atividades realizadas nas escolas parceiras, também lançamento de livros, apresentações culturais e visita a Feira do Livro.

Um dos momentos muito valiosos foi a presença do educador José Pacheco,  foi idealizador da Escola da Ponte, localizada a 30 quilômetros de Porto, em Portugal. Lá ele conseguiu colocar em prática, desde 1976, métodos que fogem das escolas tradicionais. Sem séries, ciclos, provas, paredes e muros, sua proposta, como ele faz questão de dizer, não é feita só com um professor, conta com a participação de toda a equipe, que se mobiliza para ousar e fazer uma educação diferente. Para Pacheco, já está provado que a forma como o Brasil está educando as suas crianças e jovens não deu certo. Crítico, ele defende que, em vez de avaliações e rankings, sejam criadas comunidades de aprendizagem, onde os alunos vão construindo seu conhecimento, uns com os outros. Para ele, não dá mais para se pensar em salas de aula com um professor falando para os alunos enfileirados. Morando no Brasil, onde coordena o projeto Âncora em São Paulo, Pacheco afirma que a Ponte pode servir de “protótipo” para outras escolas, mas cada uma deve encontrar o seu jeito de fazer. 




Bolsistas PIBID - Letras que estão atuando na E.M. Pe. José Schardong


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