quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Gincana Morfológica

Identificar, classificar, diferenciar, perceber a utilidade que as classes de palavras exercem, são dificuldades encontradas pelos alunos, mesmo que esse assunto já foi visto e revisto desde os anos iniciais.
Após perceber essas dificuldades, pensei em uma atividade que fosse mais atraente para retomar esse assunto com os alunos dos 7º anos da Escola Municipal Pe. José Schardong.
Inicialmente foi lançada a proposta de revisar as classes de palavras dividindo a turma em grupos e, em duas aulas, fosse retomado o conteúdo com o uso de livros, sites com jogos e atividades. Após a revisão do assunto os alunos deveriam fazer a análise morfológica das palavras e a culminância seria através de uma gincana com o uso de um dado de puft contendo uma questão em cada lado do dado.
Os grupos que tivessem a maior quantidade de acertos receberiam uma caixa com bombons. No dia 03 de dezembro aconteceu a gincana a qual avalio como positiva, pois percebi o envolvimento e o interesse dos alunos em responder corretamente as questões propostas, sendo assim uma forma de retomar e fixar as diferentes classes de palavras.

                                          Valdete T. Krindges – Profª de Língua Portuguesa










Nenhum comentário:

Postar um comentário