Gincana
Morfológica
Identificar,
classificar, diferenciar, perceber a utilidade que as classes de palavras
exercem, são dificuldades encontradas pelos alunos, mesmo que esse assunto já
foi visto e revisto desde os anos iniciais.
Após
perceber essas dificuldades, pensei em uma atividade que fosse mais atraente
para retomar esse assunto com os alunos dos 7º anos da Escola Municipal Pe.
José Schardong.
Inicialmente
foi lançada a proposta de revisar as classes de palavras dividindo a turma em
grupos e, em duas aulas, fosse retomado o conteúdo com o uso de livros, sites
com jogos e atividades. Após a revisão do assunto os alunos deveriam fazer a
análise morfológica das palavras e a culminância seria através de uma gincana
com o uso de um dado de puft contendo uma questão em cada lado do dado.
Os
grupos que tivessem a maior quantidade de acertos receberiam uma caixa com
bombons. No dia 03 de dezembro aconteceu a gincana a qual avalio como positiva,
pois percebi o envolvimento e o interesse dos alunos em responder corretamente
as questões propostas, sendo assim uma forma de retomar e fixar as diferentes
classes de palavras.
Valdete T. Krindges – Profª de Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário