segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cultura Africana e Saúde no Centro das Atenções

Dentro das programações alusivas à Semana da Consciência Negra, através da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, os alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental do município de Cerro Largo foram presenteados com palestras e duas belíssimas apresentações teatrais do duo “Os Bem Faceiros” do município de Santa Maria.

No dia 20 de novembro, a Dra. Nélida da Luz palestrou para os Anos Finais sobre “Saúde sem distinção de Raças, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis”. Logo após, os alunos tiveram a oportunidade de uma conversa com um grupo de Integrantes da Comunidade Quilombola Corrêa de Giruá, que relataram suas experiências de vida das sociedades Quilombolas.

Nos dias 23 e 24 de novembro, realizaram-se as apresentações teatrais do duo “Os bem faceiros”, com a temática dos espetáculos abordando Saúde Bucal e Alimentar, e Cultura Africana. Com uma linguagem simples e lúdica, os clowns Glauco e Vyollet encantaram as crianças e adultos presentes, apresentando de uma forma divertida a importância da prática de hábitos alimentares saudáveis bem como de uma correta higiene bucal. Já no dia 24, a dupla ganhou o reforço da boneca Dandara, vinda diretamente do continente africano para contar a riqueza da cultura afro e sua marcante presença na formação da identidade brasileira.

Como sequência das atividades, nos dias 26 e 27 de novembro, o Professor Adelmir Fiabani visitou as Escolas Municipais Pe. José Schardong e D. Pedro II apresentando um documentário sobre as comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Secretaria Municipal da Saúde agradecem os palestrantes Nélida e Adelmir, e ao duo “Os bem Faceiros” pela disponibilidade para essas programações, bem como as escolas que participaram das atividades referentes à Semana da Consciência Negra, pois foram com certeza dias inesquecíveis e de muitos conhecimentos para aqueles que tiveram a oportunidade de aprender, interagir e divertir-se.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário