Pedagogia
de projetos na EMEI “Bem-me-quer”
Numa
época em que as práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil
estão sendo amplamente discutidas, a pedagogia de projetos vêm ao encontro dos
anseios dos educadores e das crianças trazendo desafios e mudanças na postura
do professor frente ao seu planejamento, tornando os saberes
das crianças presente na rotina e utilizando-os como objeto de pesquisa.
Frente
a estes preceitos e partindo do interesse das crianças é que a turma do Maternal
I, juntamente com a professora Neita Maletz Lotke, tiveram vivências e
experiências significantes através do projeto “Plantando o Saber”, desenvolvido
ao longo do segundo trimestre na EMEI “Bem-Me-Quer”.
Os
pequeninos tiveram a oportunidade de mexer com a terra, plantar sementes de rabanete
em garrafas pet e cuidá-las diariamente, vendo-as germinar e crescer. Com muito
interesse e curiosidade não se cansavam de contemplar a plantação.
O
dia da colheita foi repleto de alegrias e descobertas, pois além da experiência
de cultivar as plantinhas, todos puderam saborear os rabanetes durante o
almoço, compartilhando-os com os colegas.
Este
breve relato é de apenas um dos projetos vivenciados na EMEI “Bem-Me-Quer”,
pois a equipe de professoras comprometidas com o seu papel de cuidar e educar
através do brincar, desenvolveu ao longo do ano, vários outros, dentre eles:
Cuidar, Educar e o Brincar Cooperativo; Vivendo as Emoções da Música na
Educação Infantil; Contar e Recontar Histórias; Um Mundo de Sensações; Sacola
da Leitura; Movimento; Formigas: Como Vivem e onde Moram; Plantando o Saber;
Brincando e Aprendendo com o Trânsito; Descobrindo as Frutas da EMEI; Dia do
Brinquedo.
A
Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura parabeniza
a direção e os professores da EMEI Bem-me-quer pelo empenho, dedicação e
comprometimento no crescimento e desenvolvimento educacional das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário