sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pedagogia de projetos na EMEI “Bem-me-quer”
Numa época em que as práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil estão sendo amplamente discutidas, a pedagogia de projetos vêm ao encontro dos anseios dos educadores e das crianças trazendo desafios e mudanças na postura do professor frente ao seu planejamento, tornando os saberes das crianças presente na rotina e utilizando-os como objeto de pesquisa.

Frente a estes preceitos e partindo do interesse das crianças é que a turma do Maternal I, juntamente com a professora Neita Maletz Lotke, tiveram vivências e experiências significantes através do projeto “Plantando o Saber”, desenvolvido ao longo do segundo trimestre na EMEI “Bem-Me-Quer”.

Os pequeninos tiveram a oportunidade de mexer com a terra, plantar sementes de rabanete em garrafas pet e cuidá-las diariamente, vendo-as germinar e crescer. Com muito interesse e curiosidade não se cansavam de contemplar a plantação.

O dia da colheita foi repleto de alegrias e descobertas, pois além da experiência de cultivar as plantinhas, todos puderam saborear os rabanetes durante o almoço, compartilhando-os com os colegas.

Este breve relato é de apenas um dos projetos vivenciados na EMEI “Bem-Me-Quer”, pois a equipe de professoras comprometidas com o seu papel de cuidar e educar através do brincar, desenvolveu ao longo do ano, vários outros, dentre eles: Cuidar, Educar e o Brincar Cooperativo; Vivendo as Emoções da Música na Educação Infantil; Contar e Recontar Histórias; Um Mundo de Sensações; Sacola da Leitura; Movimento; Formigas: Como Vivem e onde Moram; Plantando o Saber; Brincando e Aprendendo com o Trânsito; Descobrindo as Frutas da EMEI; Dia do Brinquedo.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura parabeniza a direção e os professores da EMEI Bem-me-quer pelo empenho, dedicação e comprometimento no crescimento e desenvolvimento educacional das crianças.









Nenhum comentário:

Postar um comentário