quinta-feira, 5 de maio de 2016

Encontro de Formação Continuada na EMEI Leoni Simon: construção da Proposta Pedagógica
No dia 14 de maio, sábado, na EMEI Profª Leoni Simon, haverá mais um Encontro de Formação Continuada na Creche para continuarmos a construção da Proposta Pedagógica, sendo que a Proposta Pedagógica da EMEI está sendo construída com a participação de todos os segmentos da Creche.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil- DCNEIs, os doze campos de experiências estão sendo garantidos nas dez turmas da Creche.  Apresentamos algumas experiências:
Experiências com diferentes linguagens artísticas: (plástica) – aguçando os sentidos através de texturas com melecas – segundo as professoras é uma experiência muito prazerosa para todas as crianças, e o propósito foi trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora, a noção de corporeidade, exploração de texturas, do tato, do paladar e do olfato, além de integração com o grupo.
Experiência de exploração do mundo físico, social e preservação da vida – observação e cuidado de animais e meio ambiente - as crianças relataram todas as vivências que elas experimentaram, tais como: observação de pequenos animais e insetos, de cavalos, riacho, açude, plantas, árvores e pedras de vários tamanhos.
As DCNEIs - determinam que devem ser garantidas “experiências que incentivam a curiosidade, exploração , o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e a natureza.”
A educação infantil deve ser um lugar de descobertas, de escolhas, de encontros, de pesquisas, de desenvolvimento e de aprendizagens. É imprescindível um ambiente acolhedor, desafiador, que tenha por objetivos construir conhecimentos e aprendizagens, através de vivências com experiências lúdicas.
Embora haja uma seleção e organização de experiências que devem ser garantidas no currículo da Proposta Pedagógica, os seus profissionais devem estar sempre abertos ao imprevisível, desenvolvendo sua capacidade de escuta, às necessidades e interesses que emergem das crianças no cotidiano do trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário