quinta-feira, 27 de março de 2014

Curso Técnico em Alimentação Escolar

        Aconteceu na sexta-feira, 07/03/2014, no pólo de Giruá, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus São Vicente do Sul (IF Farroupilha – SVS), a aula inaugural do curso Técnico em Alimentação Escolar, na modalidade à distância, que objetiva formar trabalhadores que exercem funções relativas à alimentação escolar nas instituições de ensino da rede pública e particular.
Este curso está sendo ofertado às nossas manipuladoras de alimentos através do ProgramaProfuncionário que é uma ação que faz parte das diretrizes da Rede e-Tec Brasil,(Escola Técnica Aberta do Brasil).O e-Tec Brasil é uma das ações nacionais do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PNDE e tem por objetivo a expansão e interiorização da oferta de educação profissional de nível médio na modalidade de Educação a Distância. O programa tem como foco expandir a oferta de Cursos Técnicos de nível médio, especialmente para o interior e para as áreas metropolitanas.
O Programa Profuncionário visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola.
Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através da oferta de cursos de formação inicial em nível técnico. O objetivo geral do curso é oferecer formação profissional, em nível médio à distância, aos funcionários que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública. Objetivos específicos: conhecer os principais elementos, fundamentos e princípios de sua profissão como educador e gestor do espaço educativo de alimentação escolar; preparar cardápios escolares de alto valor nutritivo, baixo custo, preparo rápido e sabor regionalizado e sazonal; conhecer os fundamentos e as práticas da educação alimentar nas diferentes fases da vida humana, bem como nas situações familiar, pessoal e escolar; conhecer opções de receitas e de preparação de alimentos compatíveis com as refeições escolares, a partir da oferta regional e das estações do ano...
O perfil profissional do Técnico em Alimentação Escolar é constituído de conhecimentos, saberes, princípios, valores e habilidades que o credenciam comoTrabalhador em Serviço de Apoio Educacional, ou seja, Técnico do espaço educativo de Alimentação Escolar.
E, foi pensando em garantir a valorização e a formação dos nossos trabalhadores em educação, que a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está incentivando as funcionárias de escolas e creches a se qualificarem. Qualificação essa que simboliza o reconhecimento social do técnico em educação e garante o seu direito à profissionalização do funcionário em efetiva atividade e de outros cidadãos que a desejarem exercer.











Nenhum comentário:

Postar um comentário