quarta-feira, 19 de março de 2014

XVI FORUM DE ESTUDOS: Leituras de Paulo Freire
TEMA: “Criatividade, Ética e Boniteza em Paulo Freire”
DATA: 22 a 24 de maio de 2014
LOCAL: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo/RS

O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor Paulo Freire como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.
Desde sua criação, em 1999, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os pontos de contato do diálogo entre as experiências de Educação Popular, em diferentes contextos. Para além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com as escolas, Secretarias Municipais de Educação da região, Movimentos Sociais, ONGs, Associações Populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.
A organização do XV Fórum se fundamenta no tema: Paulo Freire e a Educação das cidades. No caso do fórum sediado pela FACCAT buscar-se-á debater a importância da educação promovida pelos sistemas municipais de educação, considerando que a região das Missões mobiliza 26 cidades.
Para tanto, orienta-se pelo princípio geral de que aprender com a pedagogia de Freire é um dos saberes da Educação Popular e busca operacionalizar os seguintes conceitos: conhecimento, democracia, educação libertadora e justiça social.
O evento será realizado nos dias 22, 23 a 24 de maio de 2014, nos seguintes turnos: dia 22 no turno da noite (19h30min às 22h); dia 23 no turno da manhã (8h às 12h) tarde (14h às 18h) e noite (19h30min às 22h), e dia 25 no turno da manhã (8h às 12h).
Entendemos que é fundamental criar espaços que promovam o debate e a continuidade dos estudos sobre questões que envolvem a pedagogia de Freire. O objetivo principal é repensar, atualizar e aprofundar as temáticas centrais já debatidas em fóruns realizados em anos anteriores, fortalecendo os vínculos entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, estudos, pesquisas e mobilizações na perspectiva freireana.

PROGRAMAÇÃO

22 de maio de 2014

19h30min: Abertura oficial do evento
20h - MOMENTO 1: Diálogo Cultural: Criatividade, Ética e Boniteza em Paulo Freire, com Dr. Agostinho da Silva Rosas – Universidade Federal de Pernambuco e Dr. Ana Lucia Souza de Freitas – PUC/RS.
Mediador: Balduíno Antônio Andriolla
Consiste na exposição por parte de especialistas sobre temas específicos do campo da educação popular, destacando os conceitos de Criatividade, Ética e Boniteza no processo ensino-aprendizagem freireano.
MOMENTO 2: Cultura, Ética e Movimentos Sociais em forma de teatro: “O que faz a terra gemer”.
Componentes: 1 - Jerson Vicente Fontana: Historiador, fundador do Grupo de Teatro “A Turma do Dionísio”; 2- Maristela Marasca Weirich: Filósofa, Mestre em Educação nas Ciências e professora da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS, integrante do Grupo de Teatro “A Turma do Dionísio”; 3 - Darlan de Mamann Marchi: Historiador, Mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural, integrante do Grupo de Teatro “A Turma do Dionísio”

23 de maio de 2014

Manhã: Círculos de Cultura: Destinam-se à apresentação de trabalhos (comunicações científicas e relatos de experiências) enviados pelos autores, decorrentes de pesquisas, movimentos e estudos relacionados com a temática do evento, de forma a articular conteúdos a propor avanços no trabalho da educação popular.
Noite - Espaços culturais: Espaço de confraternização, lançamento de livros, congraçamento e de apresentação de manifestações artísticas da cultura local, regional e estadual, tendo com local a sede do CTG “Os Legalistas”, em Santo Ângelo.

24 de maio e 2014

Manhã - Assembleia dos participantes: Sistematização das discussões realizadas em cada painel, eleição da nova composição da comissão estadual e escolha da instituição realizadora e do local do XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
Mais informações: Fone (55) 3313-7900

Nenhum comentário:

Postar um comentário