segunda-feira, 17 de março de 2014

Primeiro dia de formação continuada com Carlos Rodrigues Brandão

Se promovermos a educação para a paz, as relações podem mudar?
   O ponto de partida é a convicção de que o ser humano pauta sua vida a partir de certos valores. O sentido de nossa existência está associado aos valores que abraçamos ou escolhemos para nossa vida.
   Aquilo que para uns é valor pode ser para outros desvalor. Os valores, portanto, estão profundamente entrelaçados com o contexto histórico e com a cultura de cada povo, de cada comunidade, de cada indivíduo.
  A essência mais profunda da educação é a realização como professor, esse que mantem o logos permanentemente em circulação. Por isso, a nossa luta deve orientar-se no sentido de criar uma cultura que tenha como valor central a vida e que tenha seu direito de ser sempre mais Gente.
  É difícil lidar com o outro, entender o outro, se colocar no lugar do outro se temos uma educação voltada para o eu em que a competitividade é estimulada e recompensada.




A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o professor Carlos Rodrigues Brandão convidam a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS para acompanhar a formação continuada dentro da perspectiva pela educação popular, emancipatória e da paz.



O grupo de alunos de Agroecologia da UFFS tambem buscam parceria com o professor e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão.


   Fechando os últimos detalhes para a próxima vinda do professor Brandão prevista para maio deste ano com parceria da professora Nelzete Rigo, professora Sandra Nogueira, doutoranda em educação Liria Andrioli.


Encontro na Universidade Federal da Fronteira Sul com a participação de Edemar Rotta - Diretor Geral, Ivan Carlos Lago - Diretor Acadêmico, Sandro Adriano Schneider - Diretor Administrativo, representantes dos técnicos administrativos e professores da UFFS e nosso querido professor e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão.




Participação especial de Emerso Gottardo, cantando e tocando a música Potro sem dono, de Noel Guarani.







Um comentário:

  1. São de formações como esta que precisamos... Não de Formações que falam somente de MOTIVAÇÃO E AUTO-ESTIMA. MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA TEMOS MAIS DO QUE O NECESSÁRIO, senão não seriamos educadores... Falta-nos é uma formação politica, cidadã e emancipatória. Por mais que as verdades doam elas precisam ser ditas. As vezes é muito mais fácil aplaudir a comodidade, a mesmice do que do que se auto-construir como EDUCADOR. Regina Bolzan Scherer - Diretora da Escola D. Pedro II

    ResponderExcluir