quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Participação de Palestra "Ações Pedagógicas na Educação Inclusiva"

No dia 10 de setembro aconteceu na UFFS – Campus de Cerro Largo, uma importante palestra organizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e pelo Setor de Acessibilidade do Campus de Cerro Largo, com o tema “Ações Pedagógicas na Educação Inclusiva”.

O palestrante do evento foi Marco Antônio Arriens (natural de Santa Rosa) atualmente residente em Porto Alegre que tem um extenso currículo: é interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) com mais de 30 anos de atuação tanto no Brasil como no exterior, tem conhecimento da Língua de Sinais Americana, da Venezuela, do Chile e da Argentina. É professor de pós-graduação em diferente disciplinas da gramática da Libras, além de ser criador dos Jogos Didáticos para Surdos pela empresa Xalingo, fala diversas línguas (alemão, francês, inglês ...), além disso é um fantástico ator e cantor.

Participaram do evento alunos da UFFS, professores e estudantes de vários municípios, sendo que do município de Cerro Largo participaram as professoras Bernadete e Cátia. Todos puderam ter uma noção de como deve ser na prática essa comunicação, uma vez que a palestra foi traduzida por uma intérprete do Instituto Farroupilha de Santo Ângelo.

O palestrante frisou que o conflito linguístico é um dos piores conflitos que uma pessoa pode passar dentro de uma instituição, e é por isso a preocupação e a necessidade de estarmos preparados para receber o aluno surdo tanto nas nossas escolas como nas instituições superiores..

A formação continuada deve ser constante para os profissionais da educação, uma vez que a Política de Acessibilidade garante ao aluno o direito de acesso e permanência de pessoas com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotado.

Foto: Ana Bobrzyk


Nenhum comentário:

Postar um comentário