quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Plano Municipal de Educação

Realizou-se no dia 16 de setembro, na sala de reuniões da Smec, a discussão das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, para o alinhamento do Plano Municipal de Educação. Estiveram presentes as Diretoras das Escolas Municipais, APAE, diretora da Escola Estadual Pa. Traezel e representante da Câmara de Vereadores.


Metas e estratégias do Ensino Fundamental Anos Finais:

Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir médias nacionais para o IDEB.

Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinqüenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.


Metas e estratégias de Inclusão e Diversidade:

Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotados, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

Meta 8: elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O próximo encontro se realizará no dia 30 de setembro, às 8h30, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Cerro Largo, com o coordenador do grupo, Darci Bueno, para análise dos questionários e material a serem utilizados no diagnóstico da realidade educacional do município e definições das metas e estratégias, que estão sendo discutidas nos encontros, dos Eixos temáticos.





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