quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Reunião da Rede de Apoio e Proteção aos Direitos Humano

A Rede de Apoio e Proteção aos Direitos Humano de Cerro Largo vem trabalhando para intensificar suas ações. Na tarde desta segunda-feira (22), agentes de organizações diretamente ligadas a rede estiveram reunidos na secretaria de educação para fazer um balanço das atividades até o momento realizadas, e explanar sobre as necessidades de aprimoramento da capacidade de ação da rede.


A proteção aos direitos humanos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e saudável. Todos os dias podemos ver atos de extrema violência contra mulheres, crianças, homossexuais, para citarmos alguns exemplos. O trabalho de especialistas na área dos direitos humanos,  em conjunto com uma comunidade cada vez mais bem informada e comprometida com o bem estar social é fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos da rede.

Na reunião esteve presente o senhor Alci Klein, representante da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul, que ressaltou a importância da atuação da rede em toda. Assim como se propôs a fazer um trabalho em conjunto com a Rede de Cerro Largo.

Foram discutidas e feitas as indicações de nomes (pessoas) da Rede para inserção na reedição da portaria da UFFS, de criação do CRDH (Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul).

No debate entre os componentes da Rede foi definido que ainda este ano será realizado um seminário regional sobre direitos humanos, com enfase nas questões de gênero, assim como a edição de um Guia de Referência para Atendimento de Questões de Gênero, Saúde e Direitos Humanos, em Cerro Largo/RS e Região.

Nesta reunião definiu-se também que é necessária a ampliação do numero de agentes envolvidos com a coordenação da rede, dando mais dinamismo e oportunidade de participação de diversos setores da sociedade, na oportunidade colaboradores já se dispuseram a participar da coordenação. Decidiu-se que o próximo evento da Rede será coordenado pela psicologa da SUSEPE, Shirlei Sztormowski.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário