V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - USP São Paulo
Participaram
do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia-USP São Paulo, as professoras
Madalena Schmitt Scheid e Maria de Lourdes Steinmetz, onde foram coautoras, dos
trabalhos de bolsistas da UFFS de Cerro Largo, que realizam seu trabalho na
E.M.E.F. Padre José Schardong.
Durante
o evento houve apresentações de trabalhos, mesas de discussões e palestras
muito construtivas, com alguns professores Doutores que são referenciais ao ler
e refletir para melhorar a formação dos docentes.
A
viagem organizada pela UFFS-Cerro Largo, contou também com visita à museus de
biologia, Aquário, Butantã, zoológico e Jardim Botânico.
Depoimento
das professoras participantes:
- Ansiosas
esperávamos a abertura do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia USP – São Paulo
e para a nossa surpresa a primeira conferência abordou o tema “Currículos conceptualmente exigentes em
ensino das Ciências: teorias, práticas e investigação”, sendo proferida
pela Doutora Isabel Pestana Neves da Universidade de Lisboa – Portugal; veio
confirmar nossas práticas, experimentos ligados a teoria, nossas preocupações
na formação dos educandos com aulas diferenciadas, metodologias e técnicas
inovadoras tornando as aulas mais prazerosas. Trazer para a sala de aula o dia
a dia do aluno, dentro da sua realidade. Mais uma vez sentimos que as nossas
angústias, nossos desafios perante a Educação são os mesmos no ambiente
escolar. Não temos fórmulas na educação; é um constante buscar; é um reaprender
de novo com o olhar diferente. Dentre as muitas atividades realizadas, a mesa
redonda N°4, tinha o tema: “Educação
ambiental e a educação em saúde: Conexões com o ensino de biologia”. As
palestrantes Clarice Sumi Kawasaki (USP), Marta Fonolleda Riberaygua (Universidade
de Barcelona) e a Adriana Mohr(UFSC), enfatizaram muito a pesquisa e o domínio
do conhecimento. O professor precisa aperfeiçoar seu conhecimento
constantemente e realizar aulas dinâmicas. Outro assunto abordado foi sobre a saúde
do educando, bem como da população em geral. Não se tem um modelo a seguir, mas
há uma luz no fim do túnel, cabendo a nós professores querermos mudar e
procurarmos a melhor forma.
A
Professora Maria de Lourdes usou da palavra e contribuiu no sentido de incluir na
educação, ainda nas escolas o cuidado do
ser, do conhecer-se, do “quem sou?”, “como sou”, levando em consideração os
cuidados que cada um teve na primeira infância, pois às vezes tomamos atitudes inconscientes
com relação a nós mesmos e aos outros. O ser Humano passa a sua maior parte na
escola, buscando o conhecimento, esquecendo de trabalhar o todo: razão, emoção,
espírito e corpo.
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