sábado, 5 de julho de 2014

Encontro Estadual de Núcleos Tecnológico Municipais do Rio Grande do Sul
Na tarde da última quinta-feira (3), a professora Tatiane Strieder Ramos esteve participando, no auditório da Faculdade Anglicana (FAE), em Erechim, do Encontro Estadual dos Núcleos Tecnológicos Municipais, para a troca de experiências entre os municípios e a apresentação de como o NTM Erechinense atua.
O núcleo desenvolve programas como Um Computador por Educador e Um Computador por Aluno, além do treinamento e qualificação de professores e servidores da Educação. Além de coordenadora do Proinfo, da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Fernanda Zambrano também é coordenadora pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação de Canoas. Ela afirma que o desempenho da Educação de Erechim chamou atenção no estado.
Os benefícios são evidentes com os professores e os estudantes. Aprender se tornou mais divertido, através de pesquisas, de jogos, sempre com atividades em que todos se envolvem bastante.
O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, afirma que implantar computadores na Educação soma com o trabalho dos professores. “Nossa Educação tem grande destaque no município principalmente porque desde que assumimos, em 2009, foi colocada como prioridade. O prefeito (Paulo Polis) não mede esforços para investir na área. Os computadores são investimentos que vêm a somar como importante ferramenta pedagógica para nossos professores.”
O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, conta que a construção do NTM de Erechim teve início em 2009, a partir de uma experiência de Piraí, no Rio de Janeiro. Anacleto, que na época era secretário de Educação, explica que a ideia inicial era de começar pela aplicação do programa Um Computador por Aluno. “Quando retornamos de Piraí, percebemos que não adiantaria termos um computador por aluno, se os professores não estivessem preparados e se cada um dos educadores não tivesse o seu computador. Por isso, começamos pela criação do NTM, para primeiro formar e preparar os professores. No segundo passo implantamos o programa Um Computador por Professor, para aí sim, concretizarmos o Um Computador por Aluno, para cerca de 4 mil estudantes”, disse Anacleto.
Buscamos assim novas maneiras de aprender com novas maneiras de ensinar. Essa ferramenta não vem para substituir, mas sim para auxiliar.
As novas tecnologias devem estar a serviço do desenvolvimento dos municípios.










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