Encontro Estadual de
Núcleos Tecnológico Municipais do Rio Grande do Sul
Na tarde da última quinta-feira
(3), a professora Tatiane Strieder Ramos esteve participando, no auditório da
Faculdade Anglicana (FAE), em Erechim, do Encontro Estadual dos Núcleos
Tecnológicos Municipais, para a troca de experiências entre os municípios e a
apresentação de como o NTM Erechinense atua.
O núcleo desenvolve programas
como Um Computador por Educador e Um Computador por Aluno, além do treinamento
e qualificação de professores e servidores da Educação. Além de coordenadora do
Proinfo, da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Fernanda
Zambrano também é coordenadora pedagógica das Tecnologias de Informação e
Comunicação de Canoas. Ela afirma que o desempenho da Educação de Erechim
chamou atenção no estado.
Os benefícios são evidentes com
os professores e os estudantes. Aprender se tornou mais divertido, através de
pesquisas, de jogos, sempre com atividades em que todos se envolvem bastante.
O secretário municipal de
Educação, Alderi Oldra, afirma que implantar computadores na Educação soma com
o trabalho dos professores. “Nossa Educação tem grande destaque no município
principalmente porque desde que assumimos, em 2009, foi colocada como
prioridade. O prefeito (Paulo Polis) não mede esforços para investir na área.
Os computadores são investimentos que vêm a somar como importante ferramenta
pedagógica para nossos professores.”
O secretário municipal de
Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, conta que a construção do NTM de
Erechim teve início em 2009, a partir de uma experiência de Piraí, no Rio de
Janeiro. Anacleto, que na época era secretário de Educação, explica que a ideia
inicial era de começar pela aplicação do programa Um Computador por Aluno. “Quando
retornamos de Piraí, percebemos que não adiantaria termos um computador por
aluno, se os professores não estivessem preparados e se cada um dos educadores
não tivesse o seu computador. Por isso, começamos pela criação do NTM, para
primeiro formar e preparar os professores. No segundo passo implantamos o
programa Um Computador por Professor, para aí sim, concretizarmos o Um
Computador por Aluno, para cerca de 4 mil estudantes”, disse Anacleto.
Buscamos assim novas maneiras de
aprender com novas maneiras de ensinar. Essa ferramenta não vem para
substituir, mas sim para auxiliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário