quarta-feira, 23 de julho de 2014


Segundo dia de formação continuada promovido pela SMEC para professores e funcionários da rede pública municipal de Cerro Largo
Educação para as Relações Etnicorraciais 
Realizou-se, no dia 22 de julho de 2014, formação pedagógica para professores da rede municipal de ensino, na sede da AMM de Cerro Largo. Estiveram presentes o Professor Doutor Adelmir Fiabani e a Professora Eliziane Sasso dos Santos que apresentaram o trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação para as Relações Etnicorraciais, Lei 10639/03. Também se fizeram presentes alunos da UFFS, representantes da Professora Bedatti.
A formação iniciou com uma belíssima apresentação do Professor de Música Fábio Dalla Costa e da Professora de Canto Roselaine Heck. Na parte da tarde as apresentações ficaram a cargo do Grupo de Música Nativista Missioneiro formado por estudantes da UFFS.
“Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer condição” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo III).
O objetivo maior da lei 10639, de 9 de janeiro de 2003 não só o de cumprir um preceito legal, é somar-se à educação integral, proporcionando meios de conhecer melhor a formação do povo brasileiro e, dessa forma, superar preconceitos e promover a cidadania.
A lei veio para todos e é direito de todos ter acesso a essa lei, que elimina, por sua essência, todo fundamento de prática discriminatória entre pessoa e pessoa, entre povo e povo, com relação à dignidade humana. A diversidade tem que servir para nos unir.
Podemos encontrar o apelo da consciência da humanidade que sempre alimentou o sonho da fraternidade entre todos. O homem sempre manifestou o sonho de viver em um mundo sem violência, sem divisões, sem guerras, numa grande harmonia. Este paraíso no mundo só é possível com a derrubada de toda discriminação, de modo especial, o racismo.
Os estudos antropológicos nos revelam que na história todos os povos estão racialmente misturados. Todos os homens têm origem comum nos povos primitivos da África.
A qualidade da educação passa pela importância que se dá à educação das relações etnicorraciais. Estamos cientes das desigualdades e discriminações. Faz-se necessário a realização de atividades dirigidas para as relações etnicorraciais. A postura do professor precisa mudar, e a mudança vem de dentro. A história precisa ser contada de forma diferente para as crianças que estão formando sua identidade para que ocorra a auto-afirmação.
“Se a educação não transforma sozinha a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encará-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos”. Paulo Freire
A SMEC agradece a colaboração de todos os palestrantes e deseja a todos bom descanso neste recesso.




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário