sexta-feira, 2 de maio de 2014

Formação Continuada de Professores
No dia 28 de abril aconteceu o 1º encontro do Projeto complementar ao Programa Interinstitucional de formação continuada de professores da macrorregião missioneira – noroeste  e missões, da área de Códigos e Linguagens. O encontro foi realizado no campus da UFFS, sob a coordenação da professora Dinalva Alves de Souza. Serão encontros mensais de formação continuada que possibilitarão refletir sobre a prática docente em sala de aula, também instigar a construção da autoria intelectual dos profissionais da educação por meio da escrita.
Conforme as considerações iniciais da Professora Dinalva, sem dúvida, uma das principais portas, se não a principal, para a entrada e saída de conhecimento permanente é a educação. E, quando se trata de educação formal, as escolas são os espaços de legitimidade para a promoção do conhecimento e para a sistematização do ensino. No momento atual, nós professores precisamos refletir nossas práticas e, para isso, precisar de tempo e também vontade de rever muitos conceitos, pois tudo o que ensinamos deve ser carregado de significado e esse significado deve estar ligado a vida.
Fomos desafiados a exercitar também a escrita, colocar nossas inquietações e anseios no papel, pois não se faz uma humanidade lendo e escrevendo pouco. Percebemos alunos terminarem o Ensino Médio com uma total falta de conhecimento, sem desenvolvimento das capacidades básicas. Pergunta-se: A culpa é só da escola? Dos professores? Qual a importância que a família dá para a escola?  Penso que estamos num momento de total reflexão, não só para acharmos os culpados, mas também, para juntos acharmos uma solução, na qual nossa disciplina se torne mais prazerosa e valorizada. E a reflexão recém começou...vai continuar no próximo encontro dia 12 de maio.
Profª Valdete Tschiedel Krindges – E.M.E.F. Pe. José Schardong

Nenhum comentário:

Postar um comentário