quarta-feira, 14 de maio de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA MACRO-REGIÃO – CIÊNCIAS HUMANAS
No primeiro encontro foi discutido o papel das Ciências Humanas no mundo contemporâneo que vivemos.
Destacou-se que, para uma formação humana integral é necessário que os sujeitos saibam dar significação ao conteúdo que lhes é apresentado. É necessário fazer pensar sobre tal conteúdo e, não apenas recebê-lo de forma pacífica e aceitar como mera repetição. Há necessidade de fazer uma leitura do mundo e não só legitimar o que já está posto.
            Também foi analisada a questão da interdisciplinaridade, que muito se fala e pouco se sabe sobre seu verdadeiro papel e, percebeu-se que, para que tenhamos uma aula interdisciplinar o professor é peça fundamental e é ele quem precisa dominar todas as áreas, sendo assim, verdadeiramente interdisciplinar.
            Discutiu-se ainda a “Ditadura do Politicamente Correto”, que observamos muito em nossa sociedade e, que muitas vezes, nos impede de pensarmos livremente e criticarmos o que acontece ao nosso redor.
            Enfim, nos fez pensar sobre nosso papel de educadores e nosso objetivo de buscar uma formação humana integral para que todos os sujeitos tenham: “... o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente a sua sociedade política” (CIAVATTA,2005, P.85).
Professora Cáris Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário