quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL D. PEDRO II REALIZA TRABALHO INTERDISCIPLINAR REFERENTE AO PROGRAMA AGRINHO -2015
          Mediante a realização do “Termo de Adesão” pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerro Largo- RS com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR- RS), a Escola Dom Pedro II, da Vila Santo Antônio, está desenvolvendo de forma interdisciplinar os trabalhos referentes ao Programa Agrinho- 2015 e neste ano sobre o tema: Meio Ambiente.
          O Programa Agrinho 2015 é promovido pelo SENAR- RS, tendo por objetivo estimular os professores a expressar suas vivências e seus conhecimentos por meio da elaboração de experiência pedagógica. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com alunos do 6° ao 9° ano, tendo o auxílio dos referenciais teóricos, as revistas da coleção Agrinho para os alunos e os livros professores “ Uma Leitura para os Temas Transversais” .
          Nesse sentido, a experiência pedagógica tem por título: “Atitudes colaborativas ambientais com ênfase à preservação do meio ambiente”. O planejamento foi realizado envolvendo trabalho de campo e tarefas em sala de aula, da seguinte forma:
          - Visita à Serraria: pelo fato de ter uma serraria praticamente em frente à escola, onde acontece a comercialização legal da madeira, com alvará de licenciamento ambiental e compromisso da reposição florestal e fazer parte da nossa vivência diária, a intenção foi de incluir esta realidade para observação e conscientização ambiental com foco na importância de repor no meio ambiente o que for retirado. Conhecer a técnica usada para fazer a Cubagem de Madeira.
         - Cubagem de Madeira, envolvendo os conteúdos: áreas de regiões circulares, porcentagem, área dos paralelepípedos, comprimento da circunferência, diâmetro, cálculos com valores decimais e fracionários e elaboração da formula matemática usada para Cubagem de Madeira
         - Leitura das revistas da coleção Agrinho e elaboração de textos para aplicação dos conhecimentos.
         - Construção da Maquete: com a representação da serraria e a parte reflorestada para sensibilizar a importância da reposição das espécies nativas da região para o equilíbrio do ecossistema e melhor qualidade de vida .
        - Trabalho de Campo: plantio de árvores no ambiente escolar com a participação dos alunos e professores .
         O trabalho está sendo realizado com apoio da SMEC, equipe diretiva da escola, comunidade, alunos e professores numa tarefa colaborativa e com comprometimento para uma educação de qualidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário