ESCOLA
MUNICIPAL D. PEDRO II REALIZA TRABALHO INTERDISCIPLINAR REFERENTE AO PROGRAMA
AGRINHO -2015
Mediante a realização do “Termo de
Adesão” pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerro Largo- RS com
o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR- RS), a
Escola Dom Pedro II, da Vila Santo Antônio, está desenvolvendo de forma
interdisciplinar os trabalhos referentes ao Programa Agrinho- 2015 e neste ano
sobre o tema: Meio Ambiente.
O Programa Agrinho 2015 é promovido
pelo SENAR- RS, tendo por objetivo estimular os professores a expressar suas
vivências e seus conhecimentos por meio da elaboração de experiência
pedagógica. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com alunos do 6° ao 9° ano, tendo o auxílio dos referenciais
teóricos, as revistas da coleção Agrinho para os alunos e os livros professores
“ Uma Leitura para os Temas Transversais” .
Nesse sentido, a experiência
pedagógica tem por título: “Atitudes colaborativas ambientais com ênfase à
preservação do meio ambiente”. O planejamento foi realizado envolvendo trabalho
de campo e tarefas em sala de aula, da seguinte forma:
- Visita à Serraria: pelo fato de ter
uma serraria praticamente em frente à escola, onde acontece a comercialização legal
da madeira, com alvará de licenciamento ambiental e compromisso da reposição florestal
e fazer parte da nossa vivência diária, a intenção foi de incluir esta
realidade para observação e conscientização ambiental com foco na importância
de repor no meio ambiente o que for retirado. Conhecer a técnica usada para
fazer a Cubagem de Madeira.
- Cubagem de Madeira, envolvendo os
conteúdos: áreas de regiões circulares, porcentagem, área dos paralelepípedos,
comprimento da circunferência, diâmetro, cálculos com valores decimais e
fracionários e elaboração da formula matemática usada para Cubagem de Madeira
- Leitura das revistas da coleção
Agrinho e elaboração de textos para aplicação dos conhecimentos.
- Construção da Maquete: com a
representação da serraria e a parte reflorestada para sensibilizar a
importância da reposição das espécies nativas da região para o equilíbrio do ecossistema
e melhor qualidade de vida .
- Trabalho de Campo: plantio de árvores
no ambiente escolar com a participação dos alunos e professores .
O trabalho está sendo realizado com
apoio da SMEC, equipe diretiva da escola, comunidade, alunos e professores numa
tarefa colaborativa e com comprometimento para uma educação de qualidade.
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