quinta-feira, 21 de agosto de 2014

III Seminário de Diversidade Cultural
Professores da Rede Municipal de Ensino de Cerro Largo participaram, na quarta-feira (20), do III Seminário de Diversidade Cultural, que acontece de forma itinerante, no Auditório Missões, em Santo Ângelo.
Na programação teve uma palestra com a Assessora da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Helena Martins sobre "A questão de Gênero nas Escolas" e a Ativista LGBT, Marina Reidel, mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do Conselho Nacional LGBT e da Secretaria Estadual da Educação.
Só temos o direito de olhar o outro de cima para baixo, se for para ajudá-lo a levantar.
A não violência é o direito a vida. Gênero e sexualidade estão de alguma forma interligados. A formação integral do sujeito é constituído por vários discursos: culturais? sociais? econômicos? religiosos? educacionais? médicos?
Existe algo de específico na condição de ser homem ou mulher?
Aprendemos a ser genereficados desde o momento que nascemos. Não se nasce mulher ou homem, mas faz-se em um contexto cultural.
A Constituição Federal/88 no seu artigo 3º constitui como objetivos fundamentais, "promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
De acordo com a assessora para questões de gênero na Seduc, Helena, deve-se tratar estas pautas por meio de campanhas que visem o combate à homofobia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário