sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Olá pessoal,
segue uma super dica cultural para o mês de setembro!
Trata-se de um projeto aprovado pela Funarte que tem como objetivo levar teatro para municípios com até 70 mil habitantes. Toda a programação é gratuita.

Seis cidades do Rio Grande do Sul recebem Projeto Filhos do Vento


Cia Andante (Itajaí/SC) leva gratuitamente apresentações teatrais em praças e oficinas  para as cidades de Nonoai, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Cerro Largo, São Borja e Itaqui



Entre os dias 15 e 23 de setembro, a Cia Andante, de Itajaí (SC), fará a circulação do espetáculo “Espia Só”, de teatro lambe-lambe, em seis cidades do Rio Grande do Sul (RS). O objetivo desta circulação é facilitar o acesso à cultura em municípios com até 70 mil habitantes. As cidades contempladas são: Nonoai (15/09), Palmeira das Missões (16/09), Santa Rosa (17 a 19/09), Cerro Largo (21/09), São Borja (22/09) e Itaqui (23/09).

As apresentações de teatro lambe-lambe fazem parte do projeto “Filhos do Vento”, aprovado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2013, do Ministério da Cultura. Ao todo, são 18 cidades da Região Sul do Brasil, sendo seis cidades em Santa Catarina, seis no Paraná e mais seis no Rio Grande do Sul. E também em cada cidade um mini curso oficina de teatro lambe-lambe.


​“O roteiro de circulação foi montado , pensando em atender os municípios de pequeno e médio porte, com ate 70 mil habitantes, que normalmente, tem pouco acesso as produções artísticas . Achamos importante ir para o interior, trocar com este publico que está distante dos eixos culturais”, enfatiza a atriz e integrante da Cia Andante, Jô Fornari. Todas as atividades do projeto serão gratuitas para a população e têm limite de público.


O projeto “Filhos do Vento” finaliza já percorreu mais de três mil quilômetros entre 12 cidades de Santa Catarina e Paraná, durante o mês de março deste ano. Alcançou mais de 700 expectadores nas caixas de lambe-lambe. A finalização do projeto finaliza nas seis cidades do Rio Grande do Sul, neste mês de setembro.

Sinopse “Espia Só!”
Os ciganos chegaram. Depois de viajar pelo mundo coletando histórias, eles agora apresentam seus mistérios dentro de caixas.  Atraídos pela curiosidade que sua tenda e suas caixas misteriosas provocam, os espectadores têm a chance de assistir a três miniespetáculos, que são apresentados para um espectador por vez. Minutos de magia para espiar à vontade!

​ 
O teatro lambe-lambe
Linguagem teatral que surgiu em Salvador, na década de 80 com duas bonequeiras – Ismine Lima e Denise di Santos –, que se inspiraram nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe, comuns nessa época nas praças de Salvador. Trata-se de uma caixa-teatro individual. Por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador assiste através de uma pequena abertura. Totalmente isolada de luz e sons externos, tanto o manipulador quanto o espectador possuem a cabeça coberta por um pano e os ouvidos protegidos por fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo. 

Currículo da Cia Andante
Cia. Andante produções artísticas é formada por Jô Fornari, Laércio Amaral, Sandra Knoll e ReNata Batista. Fundada em Itajaí (SC) em 2005, dedica-se à pesquisa, produção de espetáculos e ações de fomento que utilizam as linguagens do teatro de animação e da palhaçaria. Desde sua criação, vem realizando diversos projetos de apresentações, formação e eventos​, tendo sido contemplada com vários prêmios e editais municipais, estaduais e nacionais.

Com seus espetáculos e oficinas, participou de diversos festivais e eventos nacionais, nos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Desenvolve diversas atividades de fomento do teatro lambe-lambe, como: Oficina “Caixa Misteriosa”, workshop, Mostra itajaiense de teatro lambe-lambe e Encontros de caixeiros. Idealizadora do 1º Festejo Mundial em Rede, em 2013, em comemoração aos 24 anos do Teatro Lambe-lambe.

Cidade: Cerro Largo/RS
Dia 21/09 (domingo) – às 15h
Apresentação “Espia Só”
Local: Praça da Matriz
- Em caso de tempo instável será no Parque de Exposições
- Mini curso será no Auditório da AMM – às 17h30








Nenhum comentário:

Postar um comentário