sexta-feira, 25 de setembro de 2015


Em Tempos de Redes Sociais - PARTE II

O projeto "Em tempos de Redes Sociais", envolveu  os alunos do 6º ano B da Escola Municipal Pe. José Schardong, permitindo aos alunos descobrir a função social da carta, além de trabalhar a capacidade de produção, compreensão e interpretação.

O gênero carta foi escolhido por envolver emocionalmente os adolescentes, oferecendo a eles oportunidade de escrever para alguém. A professora Valdete Krindges de Língua Portuguesa entrou em contato com a Professora Anelise Tonel da E.E. Pe. Traezel, que prontamente aceitou a proposta.

A atividade ajudou-os a fixar a estrutura padrão, como local, data, saudação, texto, despedida e assinatura. O manuseio de envelopes levou-os a conhecer o significado das palavras “destinatário” e “remetente” e a importância da sigla CEP, também favoreceu o aprendizado do uso correto da letra maiúscula, dos sinais de pontuação e dos parágrafos, também conheceram as características de uma carta social, carta enviada por AR, por sedex, entre outros.

O projeto trabalhou ainda o entendimento dos processos de comunicação, das principais diferenças entre a linguagem formal e informal e a familiarização com regras de ortografia.

Os alunos do 6º ano  B da E.M. Pe. Schardong escreveram cartas para os alunos do 6º ano, turma 61, da Escola Estadual Pe. Traezel. Os alunos deveriam se apresentar e também  contar um livro que leram nos últimos tempos.

No dia 30 de junho a líder Joana München e a vice-líder Alice Both acompanhados da Professora Valdete Krindges levaram as cartas e explicaram o projeto  para os alunos do 6º ano da Escola Pe. Traezel.

Na manhã do dia 24 de setembro foi a vez dos alunos do 6º ano B receberem a resposta de suas cartas. A ansiedade era demais, todo dia a mesma pergunta: "Profe, e a resposta de nossas cartas? Quando virão?..."

Ao receberem as cartas, sentaram em seus lugares e leram atentamente o que os colegas da outra escola escreveram.

Foi uma experiência muito positiva, pois, além de se comunicarem com outras pessoas, através de cartas, trocaram sugestões de título de livros.

Agradecemos imensamente o carinho dos alunos do 6º ano, turma 61, da Escola Padre Traezel e da professora Anelise Tonel por  oportunizar esse intercâmbio de cartas e de amizade.

“Embora a comunicação hoje aconteça muito pelas redes sociais, a carta é um excelente recurso para o professor, pois possibilita aos alunos aprender a ler e escrever com domínio de linguagem.”  (Professora Valdete Krindges)

William recebendo a carta.
 
Cartas recebidas da E.E.Pe. Traesel - 24.09.2015

Jorge Lino recebendo a sua carta.


Guilherme escreveu 2 cartas e também recebeu 2.

Daniel lendo com atenção.

Talia fazendo a leitura.

Maicon lendo atentamente.

Paulo atento ao que foi escrito.

Guilherme 

Jardel

Éberson

Joana


Uma das cartas recebidas.

Gabriela, Alice, Vanusa e Danielli mostrando as cartas que receberam.

As cartas prontas para entregar - 30.06.

30.06.2015 - Entrega das cartas na E. E. Pe. Traezel 

Destinatário Daniel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário