segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Os laços afetivos ajudam nas emoções positivas.

A Escola Municipal Pe. José Anchieta promove atividades na escola para fortalecer e desenvolver o equilíbrio afetivo entre a família, entre os colegas, enfim, no seu grupo de convivência.
 O brincar fortalece os laços afetivos

Recordando o carinho familiar na hora de dormir


Pesquisas comprovam que desde a antiguidade, o homem é um ser social que estabelece ações com o seu grupo, distribuindo as tarefas, criando laços de confiança e afetividade para a sobrevivência.
A escola, principalmente nos anos iniciais da escolaridade, tem o papel fundamental de desenvolver na criança atitudes e valores de afetividade, partilha, proteção e convivência social que possibilitam uma formação do seu caráter. Dessa forma, as crianças fortalecem e despertam o prazer de viverem em grupo, para formar nelas os padrões sociais de justiça, solidariedade e cooperativismo.
A escola deve ajudar a criança na convivência social, trabalhando os seguintes aspectos:
- na formação de sua personalidade
- na criação de sua própria história
-na aprendizagem de como reagir
-no reconhecimento e desenvolvimento de suas potencialidades
- na construção de valores.
         Quando desenvolvemos estas ações, estaremos despertando nelas as condições de respeitar e aceitar as dificuldades, e as qualidades do outro.

São nas pequenas aprendizagens que podemos despertar neste um novo ser social, que transformando no seu espaço ganharemos em um futuro bem próximo, uma convivência mais segura. E isso só acontece quando todos têm o comprometimento de agregar valores nas relações de admiração e de confiança pelo trabalho do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário