terça-feira, 22 de setembro de 2015

FALANDO DE "MARGARIDAS"

No dia 22 de setembro de 2015 os 6ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, receberam a jornalista Ana Elisa Bobrzyk para discutir o tema do livro “Margaridas” de Maria Inez Flores Pedroso, livro  que Ana Elisa escreveu a apresentação e fez a revisão de texto. Essa visita teve o objetivo de apresentar um pouco sobre a obra de Maria Inez, como também, preparar os alunos para receber a autora Santa-rosense na Semana Cultural do município de Cerro Largo. Ana Elisa abordou diversos assuntos na sua conversa com os alunos, destacando alguns contos e poemas do livro “Margaridas” como também sua trajetória de vida e como conheceu a autora Maria Inez.

Ana Elisa é natural da cidade de Santa Rosa, conheceu a autora Maria Inez Flores Pedroso nas aulas de teatro que frequentava, tendo ela como professora, já morou em diferentes estados do Brasil buscando aprimorar sua carreira jornalística. Atualmente, Ana Elisa trabalha na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no campus de Cerro Largo, como jornalista, cobrindo todos os eventos da universidade, como projetos de extensão, palestras, trabalhos com o PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), entre outros eventos.

Durante a conversa com os alunos, Ana Elisa destacou um pouco sobre sua caminhada profissional, além de falar sobre a temática do livro “Margaridas” de Maria Inez Flores Pedroso.  Apresentou também a dramática vida das mulheres que vivem no Paquistão, sobre a reportagem feita com a menina Malala que queria estudar como outras crianças e que foi baleada durante sua luta por direitos. Essa e outras histórias de meninas e mulheres têm inspirado muitos movimentos contra o machismo e os direitos das mulheres na sociedade. Malala foi a menina mais jovem a receber o prêmio Nobel nacional da paz, e assim, reconhecida mundialmente. Ana Elisa questionou os alunos sobre quem são essas Margaridas que aparecem na obra de Maria Inez, destacando a evolução do gênero feminino não só no nosso país como no mundo inteiro, como por exemplo, em Paris, onde hoje os nomes de ruas estão sendo mudadas para nomes femininos, nomes de mulheres que fizeram a diferença na história. No final de sua fala, sorteou um livro que aborda a cultura de Santa Rosa, presenteando a partir de um sorteio, uma aluna e também presenteando a escola com um exemplar.

“[...]Não pense que as Margaridas, princesas dessa realeza –a Realidade- estão sempre ganhando as batalhas. Bobagem, isso é história para contos de fadas! Porém, quanta ingenuidade a de achar que as Margaridas não sonham com finais felizes para suas próprias histórias. E que não há uma enxurrada de frustrações por causa disso [...]” Ana Elisa Bobrzyk.

Assim como Malala, mesmo sendo baleada, não desistiu de lutar por seus direitos, sonhando com seu final feliz, o de poder estudar, muitas mulheres sonham com finais felizes visando seu bem e de toda humanidade.

A conversa de Ana Elisa contribuiu de forma muito significativa para a apresentação da autora e do tema que a obra aborda, motivando os alunos a participarem da Semana Cultural do município de Cerro Largo a qual a autora Maria Inez estará presente apresentando suas obras.
Taciana Gallas e Carine Angst - Bolsistas do PIBID Letras

Valdete Krindges - Supervisora PIBID Letras - E.M. Pe. José Schardong







Vanusa Both - aluna ganhadora do livro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário